Por que castrar nossos Pets?
- Adrienne Souza
- 23 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Por que castrar nossos Pets?
Hoje em dia os nossos pets são mais do que bichos de estimação, eles são da nossa família, precisam de cuidados e de carinho. Pensando em qualidade de vida, uma das formas de garantirmos isso é o procedimento de esterilização.
Os cães não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentir-se satisfeitos ou completos. Em outras palavras, sua saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos. A realidade é que os cães agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados. Dentre as inúmeras vantagens da castração precoce das fêmeas caninas e felinas, a proteção contra doenças malignas, principalmente o câncer de mama, é uma delas ,quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Sabemos que esta enfermidade é muito comum na espécie canina. Em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60% Provavelmente, a maioria das fêmeas poderá desenvolver esse tipo de câncer quando atingir a meia idade ou a idade avançada. Com a castração as fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometria, e suasconsequências, tais como, septicemia, insuficiência renal aguda e morte. pois seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento. Além disso, a cirurgia de castração evita crias indesejadas! Outra vantagem da castração precoce (antes da época do primeiro cio.) é evitar a gestação psicológica, também chamada de pseudociese. Sem contar que as fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Em se tratando dos machos, a castração diminui a agressividade, tornando-os mais tolerantes, dóceis e sociáveis. E reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal. Além disso, diminui a incidência da micção como marcador de território, e especialmente em relação aos felinos, ficam mais caseiros e diminuem suas visitas ao telhado do vizinho, na busca pelas fêmeas.
Mais lembre - se que seu cão castrado, precisa se alimentar com uma quantidade certa de ração, pois consomem menos calorias, a castração não engorda o animal, o que acontece em alguns casos é que devido o animal ficar mais calmo, reduz as atividades físicas, gerando o ganho de peso.. Basta ficar de olho, consultar seu veterinário, e não deixar de exercitá-lo.
Castrar seu animal é um ato de amor. Que tal reconsiderar?

(Foto: Nebraska Kurama - Proprietario: Matheus Rozin)
Commentaires