top of page

Muda ? O que é isso?

  • Juliana Xavier
  • 23 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

Vamos começar falando do pelo simplesmente. O pelo do husky, como no padrão é descrito, é o seguinte:

" A pelagem do Husky Siberiano é dupla, de comprimento médio e de aparência bem peluda, mas nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão. O subpelo é macio e denso, de comprimento suficiente para suportar a pelagem de cobertura. Os pelos de cobertura são retos e suavemente assentados, mas nunca ásperos ou eriçados. Deve-se notar que a ausência de subpelos durante a época da muda é normal. "

Para explicar um pouquinho por que o padrão exige essas características, vamos começar com A pelagem do Husky Siberiano é dupla. Por ser uma raça originária de países muitos frios e com uma função de trabalho em baixíssimas temperaturas, a pelagem dupla dá a ideal conformação de pelo para que eles possam sobreviver nesse extremo. O subpelo, que fica de forma mais densa no corpo do cão, serve para a conservação da temperatura impedindo que o calor do corpo se perca para o ambiente. Já o pelo propriamente dito, que são os fios mais longos (que dão o aspecto de espetados), protege o corpo do husky quando a neve se acumula sobre o seu corpo, não deixando molhar o subpelo. Assim, o cão consegue se manter aquecido com o subpelo, pois tem uma barreira protetora caso o gelo caia sobre ele.

Há pessoas que pensam que os huskies quase sem subpelo e/ou pelo "sofram" menos no calor por terem um pelo mais ralo, porém é um pensamento equivocado, já que o subpelo isola a temperatura tanto para o frio como para o calor. Há quem ache lindos os bem peludos chamados Woolie ou Canadenses, que possuem os pelos longos e quase ausência de subpelo, mas também é uma conformação de pelagem que prejudica o animal já que a pele desses animais fica exposta mais facilmente ao sol, além de essa "variação" da pelagem provocar nos cães mais problema de dermatite.

Pessoal, não estamos entrando no quesito beleza aqui! Todo cão, sendo de raça ou não, é lindo para o seu dono e sua família e merece ser muito amado, mas aqui estamos nos atentando ao ponto função da pelagem e por que os criadores sérios que presam pela saúde dos animais NÂO reproduzem propositalmente animais com essas características não recomendadas! Criadores que reproduzem os tão falados Huskies Wollie ou Husky porte canadense são oportunistas financeiros, que não presam pela saúde de sua criação e não fazem questão de estudar a fundo a raça para, então, melhorá-la.

Outro ponto relevante é informar que husky só existe UM reconhecido internacionalmente, que é o Husky Siberiano, Woolie, canadense ou qualquer outro nome que acompanhe é somente um nome dado àquela variação de pelo, pele, marcação ou cor. Então, o correto de se falar é Husky Siberiano pelagem woolie, Husky Siberiano marcação piebald e assim por diante.

Mas há gente que acha que os woolies nascem em criadores sérios... É verdade. Os woolies podem, sim, nascer em canis de criadores responsáveis. Isso acontece porque por mais que os criadores estudem, façam exames e analisem os cruzamentos, o fator que dá essa característica woolie é recessivo, então, pode se mascarar por várias gerações e de repente aparecer de forma bem inusitada nas criações sérias... acreditem!!! Em canis de criadores sérios, os woolies não correspondem nem a 5% dos nascimentos, e o criador sempre já entrega o cão castrado, põe em contrato a castração ou indica a castração desse exemplar justamente porque sabe os riscos que filhos desse cão poderão ter! Muitos criadores até evitam repetir cruzamentos do casal que gerou woolies ou evitam cruzar novamente as linhas de sangue envolvidas. Já os de pelo mais curto, apesar de não terem um nome específico, são bem raros de nascer em criadores sérios. De forma geral, os huskies que vemos de pelo bem curtinho são fruto de cruzamentos com outras raças assemelhadas, muitas vezes num passado muito distante. Os de pelo curtinho muitas vezes não possuem o subpelo ou possuem de forma muito rala o que é também prejudicial para o cão e a raça. Para falar a verdade, eu nunca vi um "pelo curto" nascer em criadores sérios... o que sempre vejo acontecer é em determinadas épocas do ano os huskies perderem muito pelo e realmente parecem pelados, mas isso é totalmente normal na raça, tanto que até consta no padrão. Ah, e se atentem que os pelos curtos não são pelos curtos somente em regiões de calor o ano inteiro. O maior exemplo disso são os huskies do canil kamarada Siberians, do Estado do Recife, cujos cães têm pelagens maravilhosas mesmo eles vivendo em um local quente o ano todo.

Outro ponto interessante do padrão se refere à cauda do husky: "Bem revestida, com a forma da cauda da raposa.... Pelos, de comprimento médio, aproximadamente, do mesmo tamanho em todas as direções, conferindo o aspecto de uma escova redonda." A cauda do husky é superdensa e deve ser de comprimento médio ao ponto de o cão quando deitar em forma de "bolinha" sua cauda tocar o seu focinho. Isso é porque eles usam a cauda para esquentar o nariz quando há muita neve e ela deve ser bem revestida de pelo e subpelo para deixar o cão aquecido. =)

Outro ponto a ser comentado é que nunca se deve raspar cães de qualquer raça que possuam subpelo. Primeiramente, esses cães não foram criados para tosa, então, os pelos tendem a ficar diferentes do que deveriam ser. Além disso, a tosa em cães com subpelo pode causar dermatites severas e até mesmo o não crescimento do pelo do animal. Outro ponto já mencionado anteriormente é que o pelo ajuda a deixar o cão "refrescado" no verão, pois o pelo isola o seu corpo do calor externo. Claro que isso se aplica a cães que possuam ao menos sombra e água fresca em temperaturas altas, pois um cão com subpelo denso no sol realmente irá superaquecer.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Kurama Kennel. Criado por UP Assessoria 

Kurama Siberians kennel
O que você precisa para seu pet está aqui
bottom of page